FORMAÇÕES E ASSESSORIA

Macro competências para o Professor do Séc. XXI

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, em 2017, as Competências Socioemocionais passam a compro os objetivos a serem desenvolvidos na Escola. Já as Competências Cognitivas, sempre foram enfatizadas na educação tradicional, mesmo que, algumas vezes, com seu potencial negligenciado por diferentes causas.

Sendo assim, a ideia é realizar um curso que ampara estes dois eixos deixando claro que não há dicotomia entre eles. E ainda promover o desenvolvimento conjunto destas dimensões oportunizando ao professor a leitura crítica reflexiva de si; de textos verbais, sejam escritos ou orais; de textos não verbais; de situações vivenciadas; de pensamentos, emoções, expressões. E, assim capacitá-los a orientar este aprimoramento em jovens e crianças.

 

Com esta finalidade, aqui se apresenta alguns tópicos a serem tratados neste curso:

  • Introdução aos conceitos e contextualização;
  • Apresentação de estudos sobre o funcionamento e unidade corpo/mente/emoções/razão;
  • Apresentação da CHAVE (Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Valores e Ética) de macro competências cognitivas e socioemocionais;
  • Linguagem, comunicação e oralidade nos processos sociais, emocionais e cognitivos;
  • Percepção, consciência e expressão nos processos sociais, emocionais e cognitivos;
  • Autoconsciência, Autogerenciamento e Tomada de Decisão Consciente.

Carga horária

30 horas

Competências Digitais e Inovação na Escola

Vivemos em uma sociedade onde a informação é recurso abundante e o conhecimento é recurso valioso. E para acessar e produzir estes recursos, cada vez mais, é necessário incorporar tecnologias digitais na rotina e, principalmente, nos processos de ensino e aprendizagem.

No entanto, para o uso destas tecnologias em favor da aprendizagem, é preciso não só usar aplicativos, programas e aparelhos, mas é indispensável saber buscar obter domínio das tecnologias digitais, entender conteúdos, comunicar processos e aprimorar práticas, criar outras tecnologias, produzir informação e conhecimento.

Para isso, propõe-se, uma formação que oportunize o aprimoramento das competências digitais, e também o aprofundamento sobre o conceito de inovação e atitudes inovadoras.

Sendo assim, estrutura-se, a seguir, alguns pilares para o conteúdo deste curso:

  • Definição das Competências Chave;
  • Contextualização e aplicabilidade destas competências;
  • Tecnologia na Escola;
  • Recursos Tecnológicos aplicados à Aprendizagem;
  • Ensino Híbrido, Remoto e EAD;
  • A Rotação de Estações com Tecnologia;
  • Ética e Legalidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Cidadania Digital;
  • Definição de Inovação;
  • Práticas e Atitudes Inovadoras.

Carga horária

30 horas

Aprendizagem Ativa

Toda aprendizagem, quando efetiva, é ativa. Falar em aprendizagem ativa é afirmar a aplicação eficaz de metodologias que convidam o aprendiz ao protagonismo. Ou seja, quando tratamos de Metodologias Ativas, tratamos dos métodos adequados ao rompimento com a condição passiva do estudante e a condição expositiva do docente.

Já quando abordamos a aprendizagem ativa, vamos além dos métodos, e incluímos uma investigação sobre o aprender, incluímos o “aprender a aprender”. Portanto, com a intençãode produzir um curso sobre Aprendizagem Ativa, idealiza-se um conteúdo capaz de contemplar os seguintes tópicos, e com a seguinte segmentação: 

Módulo I: O Processo de Aprendizagem:

  • Psicologia Congnitiva;
  • A Aprendizagem Mediada e a Capacidade de Mudança do Cérebro;
  • A Modificabilidade e Plasticidade do Cérebro;
  • A Transcendência;
  • O Sentimento de Competência e de Compartilhar;
  • Aprendizagem Holística e Integral;
  • Metacognição;
  • Fases do Desenvolvimento Cognitivo do Ser Humano;
  • Percepção;
  • Instrumentos Simbólicos;
  • Linguagem;
  • Pensamento;
  • Emoção;
  • Síntese.

Módulo II: Métodos para a Aprendizagem Ativa:

  • Contextualização do termo Metodologias Ativas;
  • Estratégias Pedagógicas para o Aprendizado Ativo.
  • A importância da Pergunta e da Curiosidade para Aprendizagem Ativa;
  • Sala de Aula Invertida;
  • Ensino Híbrido;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos;
  • Design Thinking;
  • Rotação de Estações;
  • Instruções Pelos Colegas;
  • Aprendizagem Baseasa em Pares;
  • O Planejamento nas metodologias ativas.

Carga horária

60 horas

A Avaliação Formativa e a Escola Inovadora

Avaliação Formativa é um horizonte lógico educacional no qual se revela como a aprendizagem deve ser assistida pela prática avaliativa.

Desta maneira, a Avaliação Formativa estabelece, a relação com um projeto educativo; informa os dois principais atores, o aprendiz e o professor mediador; regula e ajusta a ação; coloca-se a serviço da ação educativa; contribui com a evolução do aprendiz; se estabelece como um modelo regulador.

Portanto, entendendo Escola Inovadora, a escola capaz de aprimorar seus processos, e a avaliação como ponto chave dentre estes processos e, inclusive, capaz de oportunizar a análise dos demais processos, a Avaliação Formativa é uma ferramenta para a Escola Inovadora ser realidade, uma oportunidade para reconhecer tanto o que aprendeu, o que pode melhorar, quanto os próprios limites.

Para isso, propõe-se a abordagem a seguir para um curso com o intuito de contribuir para a existência de escolas Inovadoras:

  • A Avaliação Desmistificada;
  • O que é Avaliar;
  • A Avaliação Formativa;
  • Avaliação e Ensino Híbrido;
  • A Importância das Estratégias;
  • A Tarefa Complexa ou Desencadeadora;
  • Critérios de Realização e Êxito;
  • Instrumento de Avaliação e Autoavaliação.

Carga horária

30 horas

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