Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, em 2017, as Competências Socioemocionais passam a compro os objetivos a serem desenvolvidos na Escola. Já as Competências Cognitivas, sempre foram enfatizadas na educação tradicional, mesmo que, algumas vezes, com seu potencial negligenciado por diferentes causas.
Sendo assim, a ideia é realizar um curso que ampara estes dois eixos deixando claro que não há dicotomia entre eles. E ainda promover o desenvolvimento conjunto destas dimensões oportunizando ao professor a leitura crítica reflexiva de si; de textos verbais, sejam escritos ou orais; de textos não verbais; de situações vivenciadas; de pensamentos, emoções, expressões. E, assim capacitá-los a orientar este aprimoramento em jovens e crianças.
Com esta finalidade, aqui se apresenta alguns tópicos a serem tratados neste curso:
30 horas
Vivemos em uma sociedade onde a informação é recurso abundante e o conhecimento é recurso valioso. E para acessar e produzir estes recursos, cada vez mais, é necessário incorporar tecnologias digitais na rotina e, principalmente, nos processos de ensino e aprendizagem.
No entanto, para o uso destas tecnologias em favor da aprendizagem, é preciso não só usar aplicativos, programas e aparelhos, mas é indispensável saber buscar obter domínio das tecnologias digitais, entender conteúdos, comunicar processos e aprimorar práticas, criar outras tecnologias, produzir informação e conhecimento.
Para isso, propõe-se, uma formação que oportunize o aprimoramento das competências digitais, e também o aprofundamento sobre o conceito de inovação e atitudes inovadoras.
Sendo assim, estrutura-se, a seguir, alguns pilares para o conteúdo deste curso:
30 horas
Toda aprendizagem, quando efetiva, é ativa. Falar em aprendizagem ativa é afirmar a aplicação eficaz de metodologias que convidam o aprendiz ao protagonismo. Ou seja, quando tratamos de Metodologias Ativas, tratamos dos métodos adequados ao rompimento com a condição passiva do estudante e a condição expositiva do docente.
Já quando abordamos a aprendizagem ativa, vamos além dos métodos, e incluímos uma investigação sobre o aprender, incluímos o “aprender a aprender”. Portanto, com a intençãode produzir um curso sobre Aprendizagem Ativa, idealiza-se um conteúdo capaz de contemplar os seguintes tópicos, e com a seguinte segmentação:
Módulo I: O Processo de Aprendizagem:
Módulo II: Métodos para a Aprendizagem Ativa:
60 horas
Avaliação Formativa é um horizonte lógico educacional no qual se revela como a aprendizagem deve ser assistida pela prática avaliativa.
Desta maneira, a Avaliação Formativa estabelece, a relação com um projeto educativo; informa os dois principais atores, o aprendiz e o professor mediador; regula e ajusta a ação; coloca-se a serviço da ação educativa; contribui com a evolução do aprendiz; se estabelece como um modelo regulador.
Portanto, entendendo Escola Inovadora, a escola capaz de aprimorar seus processos, e a avaliação como ponto chave dentre estes processos e, inclusive, capaz de oportunizar a análise dos demais processos, a Avaliação Formativa é uma ferramenta para a Escola Inovadora ser realidade, uma oportunidade para reconhecer tanto o que aprendeu, o que pode melhorar, quanto os próprios limites.
Para isso, propõe-se a abordagem a seguir para um curso com o intuito de contribuir para a existência de escolas Inovadoras:
30 horas